top of page

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA GRUPOS E INTERESSADOS EM  ORIENTAÇÃO ARTÍSTICA PELO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CULTURAL – VOCACIONAL/2018 DA SUPERVISÃO DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL 001/2018- SMC/CCULT/SF.

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) FAZEM SABER que, durante o período de 01 de fevereiro a 02 de março de 2018, estarão abertas as inscrições online pela plataforma "SP Cultura" disponível no link http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/, para grupos interessados em Orientações Artísticas nas linguagens de Dança, Música ou Teatro e pessoas interessadas em compor turmas para Orientações nas linguagens de Literatura ou Artes Visuais pelo Programa de Formação Cultural – Vocacional/2018 da Supervisão de Formação Artística e Cultural que acontece nos equipamentos públicos da SMC e SME.

  1. O Programa Vocacional é um programa sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura com parceria da Secretaria Municipal de Educação, oferecido gratuitamente para grupos e turmas formados por pessoas maiores de 14 anos.

  2. O programa contempla orientação artística para grupo nas linguagens de Dança, Música e Teatro, fundamentado nos interesses do grupo e, orientação artística para pessoas interessadas em Artes Visuais e Literatura, fundamentado nos interesses de uma turma.

  3. O Programa Vocacional tem como objetivo auxiliar no aprimoramento de processos e/ou no desenvolvimento de projetos artísticos a partir do atendimento de diferentes grupos e/ou turmas iniciantes ou não.

  4. As orientações terão como objetivo ampliar as perspectivas artísticas sem necessariamente privilegiar estilos específicos, reconhecendo os aspectos a serem desenvolvidos e/ou aprimorados junto aos grupos ou turmas.

  5. A partir da reflexão sobre os próprios modos de fazer, o Programa visa propiciar espaços de estímulo à criatividade e a linguagem artística pretendida.

  6. A regionalização do Programa Vocacional pretende ampliar o conhecimento sobre os territórios, espaços, equipamentos culturais e outros agentes culturais da cidade, a partir de ações que se darão nas orientações, mostras e apresentações dos trabalhos junto aos grupos e turmas.

 

1.DO OBJETO

  1. O presente edital visa à seleção de grupos interessados em orientações artísticas pelo Programa de Formação Cultural – Vocacional/2018 nas seguintes linguagens artísticas:

 

  1. Dança

  2. Música

  3. Teatro

    1. As linguagens de Dança, Música e Teatro terão suas orientações voltadas para o aprimoramento do trabalho de grupos iniciantes ou não, formados ou em formação.

      1. Entende-se por grupos um conjunto organizado de pessoas, inscritas neste edital a partir de um representante pessoa física - e que apresente carta de intenção ou projeto de trabalho a ser desenvolvido em uma das linguagens – Dança, Música e Teatro, em equipamentos públicos de cultura.

      2. Considera-se na formação de um grupo a participação de no mínimo 3 pessoas.

 

  1. E o presente edital visa também à formação de turmas de interessados em orientações artísticas pelo Programa de Formação Cultural – Vocacional/2018 nas seguintes linguagens artísticas:

 

  1.  Artes Visuais

  2.  Literatura

 

  1. As linguagens de Artes Visuais e Literatura terão orientações voltadas para o aprimoramento e/ou desenvolvimento de projetos individuais desde que realizados a partir da formação de turmas.

    1. Entende-se por turmas o agrupamento de pessoas inscritas individualmente neste edital e que apresente carta de intenção, interessadas em receber orientações nas linguagens de Artes Visuais ou Literatura, em equipamentos públicos de cultura.

    2. A formação de turmas dependerá de um número de no mínimo 6 e no máximo 30 pessoas interessadas e inscritas para a mesma linguagem (Artes Visuais ou Literatura) e equipamento cultural.   

 

  1. DAS INSCRIÇÕES

 

  1. Para participar os grupos e interessados deverão se inscrever através da plataforma "SP Cultura" disponível no link http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/. As inscrições ficarão abertas entre os dias 01 de fevereiro e 02 de março de 2018.

  2. Para inscrição de representantes de um grupo ou individual, o interessado deverá:

  1. Fazer o cadastro na plataforma "SP Cultura" disponível no link http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/;

  2. Buscar a opção – projetos – “Orientação Artística – Vocacional/2018 - inscrições;

  3. Preencher os campos com dados pessoais e apresentar anexos nos campos indicados – cópia de documentos Rg ou CPF – Carta de intenção ou projeto.

    1. A carta de intenção deverá:

I.   Justificar o interesse na orientação em uma lauda;

II. Conter o histórico de atuação do grupo (caso houver);

III. Qual o objetivo do grupo;

  1. O que motivou a inscrição no Programa Vocacional 2018;

  2. Quais expectativas o grupo espera alcançar após a orientação pelo programa.

    1. No caso de grupos com experiências anteriores que optem por apresentar o projeto do grupo, o mesmo poderá ser incluído no lugar da carta de intenção, desde que o arquivo em pdf tenha no máximo 1 (um) MB.

    2. As inscrições individuais também terão que apresentar carta de intenção.

    3. Poderão se inscrever turmas que sejam formadas previamente, desde que haja a inscrição de todos os participantes de forma individual.

 

3.DA ORIENTAÇÃO

  1. A orientação artística levará em consideração a Carta de Intenção, tanto para grupos quanto para turmas;

  2. As orientações terão no mínimo 3h e no máximo 6h semanais, sendo 1 ou duas vezes por semana;

  3. Os grupos e turmas deverão realizar encontros abertos para os demais vocacionados durante a edição do Programa;

    1. Os encontros terão como principal objetivo a troca de experiências entre os participantes desta edição do programa podendo ser aberto ao público em geral interessado.

  4. Os grupos e turmas poderão participar da Mostra do Programa Vocacional a ser programada no decorrer da edição;

    1. A Mostra do Programa Vocacional terá como objetivo principal apresentar a finalização dos trabalhos de forma mais ampla possível, aberta ao público.

 

  1. DOS CRITÉRIOS PARA VAGAS

    1. A distribuição e atendimento das vagas dependerá da avaliação feita por comissão especifica;

    2. A comissão será formada pela Supervisão de Formação Cultural para a seleção de grupos, formação de turmas e planejamento do atendimento e distribuição das vagas;

    3. A comissão será formada por 5 (cinco) pessoas diretamente ligadas ao Programa.

    4. A distribuição das vagas obedecerá:

  1. O recurso que será investido na contratação dos artistas, sendo que cada artista fará duas orientações por semana;

  2. O atendimento de forma ampla as diferentes regiões e equipamentos da cidade;

    1. A Comissão respeitará os seguintes critérios, de acordo com a distribuição das vagas:

  1. Alinhamento da proposta apresentada na carta de intenção/projeto aos objetivos do programa conforme item 2.3 e objetivos estabelecidos neste edital;

  2. Potencial do projeto para desenvolvimento visando aprimoramento e ampliação do espectro artístico do grupo ou turma;

  3. Disponibilidade do orientador credenciado por edital específico na mesma linguagem, área, tema ou interesse;

  4. Disponibilidade de espaço adequado para atividades no equipamento público;

  5. Disponibilidade orçamentária;

    1. Após a avaliação da comissão, será feita a convocação dos inscritos julgados e indicados para as orientações com apontamento de qual o equipamento e artista que fará o atendimento.

    2. A homolocação do resultado deste edital e a convocação para atendimento a vaga será feita através de D.O.C.

    3. Serão apontados os grupos suplentes para atendimento em cada uma das regiões da cidade.

    4. Para a efetivação da convocação será considerada a regularidade na apresentação dos documentos requeridos para a inscrição e o atendimento das condições de participação neste edital.

  1. Caso o interessado, convocado, não demonstrar interesse na orientação conforme a convocação, este continuará no banco de dados e poderá ser parte de nova convocação se houver vaga e será chamado o suplente para a orientação disponível.

COMO ME INSCREVER?

Temos novidades quanto à forma de realizar a sua inscrição: os(as) interessados(as) deverão se inscrever exclusivamente pela PLATAFORMA SP CULTURA disponível pelo link: 

http://spcultura.prefeitura.sp.gov.br/

 

Porém, para se inscrever é necessário, também, que os(as) interessados(as) se cadastrem previamente nesta mesma plataforma.

 

...Mas, fique tranquilo(a)...

Preparamos um passo-a-passo infalível de como

se inscrever no Programa no site: 

https://editaisformacaosmc.wixsite.com/vocacional

bottom of page